18 de outubro de 2013

Em entrevista à Folha, Chico Buarque diz que polêmica começou com editores

BIOGRAFIAS
"O cidadão tem o direito de não querer ser biografado"

Em Paris, compositor afirma que artistas são 'pequenos' na briga contra as biografias não autorizadas
LUCAS NEVESCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PARIS, 19/10/2013Folha falou com Chico Buarque em Paris, em frente ao prédio onde está escrevendo seu novo livro. Integrante do grupo Procure Saber, contrário à comercialização de biografias não autorizadas, Chico diz que pode ter se enganado, mas considera a privacidade direito de qualquer cidadão. Leia trechos abaixo.
-
Folha - Por que aderiu ao grupo Procure Saber?
Chico Buarque - Posso não estar muito bem informado sobre as leis e posso ter me precipitado, mas continuo achando que o cidadão tem o direito de não querer ser biografado, como tem o direito de não querer ser fotografado ou filmado. Me pareceu natural. Parece que não. Parece que essa ideia está perdendo [espaço] na mídia. Tem que ficar claro que não começamos esse movimento. O movimento para mudar a lei partiu da Associação Nacional de Editores.
O que a gente pretendia era deixar as coisas como estão, no sentido de se poder preservar a privacidade de qualquer cidadão, não me refiro a artista. É uma discussão que é até bom que seja levada adiante, mas não nos termos em que as coisas estão acontecendo. Já virou batalha num nível muito pessoal --e desigual. Não adianta querer dizer que os artistas são famosos. Nós somos pequenos nessa briga. Repito: posso ter me enganado. Eu julgava que eu estava tendo uma posição sensata.
Não é natural que o público tenha curiosidade em saber sobre figuras que admira?
A mim, me parece --não falo nem por interesse pessoal. Quem tem interesse nisso são mais as editoras. Eu não tenho problema quanto a isso. Entendo que alguns artistas, algum cidadão, queira preservar a sua intimidade. Não acho que isso seja uma aberração. Acho que é um direito.
Me pareceu [ênfase] que era um direito. E parece que não. Então tá bom: então vai se criar um outro tipo de situação. As biografias serão automaticamente liberadas, e os biografados poderão recorrer à Justiça para receber uma indenização que parece que não é significativa. Ou, quem sabe, para até retirar o livro de circulação.
Paulo César de Araújo sugeriu que a sua filiação ao Procure Saber, ao pleito apresentado por Roberto Carlos [pela autorização prévia para biografias], teria sido uma moeda de troca ao apoio deste à agenda pró-fiscalização do Ecad que vocês três defendem. Houve esse acordo?
Isso é uma ilação dele. Eu, em relação ao Roberto Carlos, e ao que eu achava que era o direito do Roberto Carlos de preservar a sua vida pessoal, aspectos da sua vida que ele não queira... antes de se falar em Ecad, em Procure Saber, eu sempre tive essa opinião. Achava que ele tava certo, sim, de se proteger. [ri] Se for levar isso ao extremo, o sujeito é obrigado a deixar invadirem sua casa, fazerem fotografias [dele] de cueca, exporem sua mulher em trajes mínimos, sem poder recorrer.
[No caso do Roberto] Ele pode não querer que se fale de um casamento, de algum problema da infância. São problemas que não são levados pelo artista ao público, que ele toma o maior cuidado,quer preservar para si. Acho respeitável. Agora, se a lei tá errada, se eu tô errado, tudo bem. Perdi.

Chico pede desculpa por negar que deu entrevista a biógrafo
Compositor acusara Paulo César de Araújo de mentir sobre conversa; autor mostrou fotos do encontro
Direito à privacidade é argumento do músico e da família de Leminski para defender autorização prévia
DE SÃO PAULOO músico Chico Buarque pediu desculpas ontem por ter negado a informação de que dera entrevista para Paulo César de Araújo, biógrafo de Roberto Carlos. O autor sempre citara Chico como uma das fontes da obra, tirada de circulação por Roberto.
"No meio de uma entrevista de quatro horas, 20 anos atrás, uma pergunta sobre Roberto Carlos talvez fosse pouco para me lembrar que contribuí para sua biografia. De qualquer modo, errei e por isto lhe peço desculpas", afirmou Chico, em nota enviada por meio de sua assessoria.
Chico havia negado a entrevista em texto publicado no jornal "O Globo" anteontem. O texto dizia: "Lamento pelo autor, que diz ter empenhado 15 anos de sua vida em pesquisas e entrevistas com não sei quantas pessoas, inclusive eu. Só que ele nunca me entrevistou".
Depois da publicação do artigo de Chico, Araújo afirmou à Folha que a entrevista havia de fato ocorrido na tarde de 30 de março de 1992. O biógrafo enviou fotos da conversa com Chico para comprovar sua afirmação.
"A [entrevista] de Chico, como tantas outras, foi filmada e também está registrada em fotos. Ele se esqueceu", disse Araújo.
Chico fez, no entanto, uma ressalva, argumentando que apenas uma das perguntas foi sobre sua relação com Roberto Carlos: "Pelo que ele diz, foi uma entrevista de quatro horas onde falamos sobre censura, interrogatórios, diversas fases e canções da minha carreira. Ainda segundo ele, uma das suas perguntas foi sobre a minha relação com Roberto Carlos nos anos 60".
PRIVACIDADE
O artigo escrito por Chico contestava a veracidade de fatos publicados em biografias no Brasil. "Pensei que o Roberto Carlos tivesse o direito de preservar sua vida pessoal. Parece que não", escreveu.
Chico faz parte do grupo Procure Saber, que defende o pedido de autorização prévia para a publicação de obras do tipo, além de pagamento ao biografado.
O respeito à privacidade também é o argumento usado pelas filhas do poeta Paulo Leminski e sua ex-mulher, Alice Ruiz. Em nota enviada ontem à imprensa, os familiares do autor paranaense deram justificativas para a proibição de duas obras sobre a vida de Leminski.
A reedição do livro "Paulo Leminski - O Bandido que Sabia Latim" (ed. Record, 378 págs.), de Toninho Vaz, e a nova obra "Passeando por Paulo Leminski", de Domingos Pellegrini, foram barradas, segundo a família do poeta, "pela ausência de autorização expressa aos escritores para inclusão de imagens e poemas de Paulo Leminski, direitos pertencentes às herdeiras, garantidos pela Lei de Direitos Autorais".
As herdeiras de Leminski dizem não haver autorizado a publicação em razão da inclusão de trechos nas biografias que "violam a intimidade e honra do poeta, bem como da própria família, direitos personalíssimos assegurados constitucionalmente".

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário