1 de outubro de 2016

65,5% dos colégios da rede pública de ensino não têm quadras esportivas


Edson Silva/Folhapress
BURITIZAL, SP, BRASIL, 11-12- 2014: Quadra da Escola muniipal Dijalma Pimentel em Buritizal. Municípios da região de Ribeirão Preto tem aumento de 6,5% do PIB em 2012. Alguns município, no entanto, tiveram queda no produto interno. Buritizal, por exemplo, teve queda de 32% na criação de riquezas. ( Foto: (Edson Silva /Folhapress ) ***REGIONAIS***EXCLUSIVO FOLHA***
Quadra de escola municipal em Buritizal, no norte do Estado de São Paulo, em 2014
Você sentiu-se inspirado a fazer algum esporte por causa dos Jogos Olímpicos? Talvez seus filhos tenham pedido para praticar judô ou natação, afinal é natural que o espírito olímpico tenha causado algum efeito imediato nas pessoas.
É muito cedo para avaliar se o incentivo à prática esportiva será um dos legados da Rio-2016. Mesmo o aumento na procura de atividades físicas nessa época do ano, verificado em academias e clubes, não pode ser considerado efeito imediato da Olimpíada. Em geral, setembro e outubro são meses em que as pessoas se preocupam em ficar em forma para o verão.
Mas um dos pontos do projeto que pretende mudar a educação no país virou uma enorme polêmica porque envolve o fim da obrigatoriedade da disciplina de educação física. Muitas pessoas contestam a decisão. Logo após a Olimpíada? Justamente num momento em que a obesidade já é considerada problema de saúde pública no Brasil.
São questões pertinentes, mas precisamos olhar com objetividade o problema e avaliar se temos soluções eficientes. Sobre o legado, vamos pegar o exemplo mais recente, Londres. Terminados os Jogos, um levantamento pedido pela BBC mostrava impacto positivo no comportamento dos moradores do Reino Unido. Inspirados pelo espírito olímpico, 11% disseram que estavam mais ativos. O número era ainda mais alto entre pessoas de 18 a 24 anos, 24% a mais de praticantes de esporte.
No entanto, outro estudo feito entre outubro de 2012 e abril de 2013 mostrava uma queda significativa do número de praticantes justamente entre os jovens. Muitos pesquisadores dizem que a oscilação acontece porque o entusiasmo é passageiro. Adrian Bauman, da Universidade de Sydney, por exemplo, analisou os Jogos de verão e de inverno desde a Olimpíada na Austrália, em 2000, e afirma que não há "efeitos significativos" no engajamento da população das cidades-sede em atividades físicas.
Não sabemos ainda se os espaços esportivos construídos para a Rio-2016 servirão de fato à população, o que seria o primeiro passo, criar condições para que crianças e adolescente se interessem pelo esporte. É aí que entra a questão polêmica do fim da obrigatoriedade da disciplina de educação física nas escolas.
Apesar da obrigatoriedade, a maioria dos alunos não encontra os meios necessários para a prática. É chocante saber que 65,5% dos colégios da rede pública de ensino não têm quadras esportivas, seis em cada dez unidades, segundo dados do Censo Escolar 2015.
No Rio de Janeiro, sede dos Jogos, o índice é de 48,5%.
Acre e Maranhão são os Estados com a pior situação, 90% das escolas do ensino básico não tem um único espaço para prática de atividade física. É um número escandaloso de crianças privadas da opção de praticar uma atividade que hoje é obrigatória no currículo escolar. As escolas fingem que dão as aulas, os alunos fingem que praticam.
Se incentivar a prática de atividades físicas era um dos legados da Rio-2016, já começamos mal. Para a maioria das crianças que frequenta escola pública a pergunta é: praticar onde? A questão da obrigatoriedade da educação física precisa ir além do ser a favor ou contra, temos que saber como hoje ela é feita, e o que de fato precisa ser mudado para que seja eficiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário